A disponibilidade de sementes nativas de qualidade e a variedade de espécies são os insumos mais importantes na produção de mudas nativas.
As sementes nativas têm características diversas e específicas. O produtor de mudas florestais deve ter conhecimento sobre elas, tanto na hora da coleta e armazenamento, quanto no plantio. Existem dois tipos de sementes: as ortodoxas e as recalcitrantes.
As ortodoxas são aquelas que suportam um maior período de armazenamento com menos umidade. As recalcitrantes possuem maior susceptibilidade a perda de umidade, o que compromete sua capacidade de germinação. Em pouco tempo estas sementes perdem, e muito, seu poder germinativo.
Nas sementes ortodoxas, antes do plantio, se faz necessário a quebra da dormência das sementes, para garantir uma homogeneidade no tempo de germinação, enquanto que nas sementes recalcitrantes, quanto mais rápido for o semeio após a coleta, maior é o poder de germinação.
O momento correto da coleta de sementes para cada espécie vegetal é um outro ponto de extrema importância para o sucesso de um viveiro florestal. O Viveiro Aliança Verde possui coletores treinados e com muita experiência, que realizam coletas na rede de matrizes cadastradas, periodicamente.